sexta-feira, 19 de maio de 2017

Trovas Vencedoras Concurso Nacional do CTC * Antonio Cabral Filho - RJ



TROVADORA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES VENCE
CONCURSO NACIONAL DE TROVAS DO CTC
Foram recebidas 506 Trovas de vários Estados Brasileiros

A Comissão Julgadora do Concurso Nacional de Trovas do Clube dos Trovadores Capixabas composta dos professores Roberto Costa, Luiz C. Braga e José de Anchieta acaba de divulgar o Resultado Final do Concurso de 2017, informando que foram recebidas, no período de 15 de novembro de 2016 a 1º de maio de 2017, um total de 506 trovas de diversos Estados Brasileiros, sendo vencedora a Trova da Escritora Neiva de Souza Fernandes, ex presidente da UBT, União Brasileira de Trovadores de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. Em 2º lugar foi classificada a Trova de Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho, de Juiz de Fora, MG. Em 3º lugar a Trova de Paulo Cesar de Oliveira Tórtora, de Marechal Hermes, Rio de Janeiro. Em 4º lugar, a Trova de Abílio Kac, residente na Gávea, no Rio de Janeiro. Em 5º Lugar foi classificada a Trova de Cristina Cacossi, de B ragança Paulista, SP. Os demais classificados foram: 6º Lugar: José Carlos Baeta, residente em Belo Horizonte, MG; 7º Lugar: Carlos Augusto Alencar, de Campos do Goytacazes, RJ; 8º Lugar, a Trova de Maria Lúcia de Godoy, de Belo Horizonte, MG; Em 9º Lugar foi classificada a Trova de Cleber Roberto de Oliveira, de Vilar dos Teles, em São João de Meriti, RJ. 10º Lugar a Trova de Agostinho Rodrigues, de Campos dos Goytacazes, RJ.
No Concurso de Trovas para trovadores residentes no Estado do Espírito Santo foram recebidas 186 trovas e,  os vencedores foram: 1º Lugar: Albércio Nunes, de Cidade Continental, Serra, ES; 2º Lugar Nealdo Zaidan, de Anchieta, ES; 3º Lugar Roberto Vasco, de Jardim da Penha, Vitória, ES; 4º Lugar: Geraldo Fernandes, de Vitória, ES; 5º Lugar: Dinair Surdine, de Serra, ES; 6º Lugar: Marcos Bubach, de Cariacica, ES; 7º Lugar: Magnólia Pedrina Sylvestre, de Eurico Salles, Serra, ES; 8º Lugar Zenaide Emília Thomes Borges, carapina, Serra, ES; 9º Lugar: Robson Martins, de Vila Velha, ES e 10º Lugar: Clério José Borges, de Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. Os três primeiros colocados receberão troféus e os demais, do 4º ao 10º lugares receberão Medalhas. Os prêmios serão entreg ues durante o XIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores na Cidade de Castelo, no sul do Estado do Espírito Santo, de 06 a 09 de Julho.
O  Hotel Plaza, localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, 190, no Centro da Cidade, a 100 metros dos locais onde acontecerá o evento, está disponibilizando uma diária especial no valor especial de R$ 50,00 por pessoa. As acomodações são em apartamentos, duplo ou triplo com ventilador, banheiro privativo e café da manhã.  As reservas poderão ser feitas pelo Telefone do Hotel, 28 – 35 42 16 74 e na hora deverá ser informado que a reserva é para o Congresso de Poetas Trovadores com direito a preço especial conforme combinado pelos organizadores do evento na cidade, Eurico e Leila. O hotel disponibilizará 70 quartos com banheiro privativo. Outros hotéis na cidade são Hotel Regina, na Rua  Lídio Machado, 230, no Centro, Telefone 28 – 35 42 15 94 e Hotel Estrela do Sul, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1011, Centro, Telefone: 28 – 3542 37 09.


Relação das Trovas vencedoras: Concurso Nacional.

1º Lugar:
Haverá sempre esperança
Onde houver cheiro de flores,
Inocência de criança
E sonho de trovadores.
                Neiva Fernandes,Campos do Goytacazes,RJ

2º Lugar:
Angústia do velho pai
No sertão, sem mais ninguém,
É ver o filho que vai
Sem saber quando ele vem.
                Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho, Juiz de Fora, MG.

3º Lugar:
A ofensa de minha amada
Devolvo com meu carinho
A uva, quando pisada,
Retribui dando bom vinho.
                Paulo Cesar de Oliveira Tórtora, Marechal Hermes, Rio de Janeiro, RJ.

4º Lugar:
Andando triste, ao relento
Tendo uma vida vazia,
Bendito o soprar do vento
Só ele me acaricia.
                Abílio Kac, Gávea, Rio de Janeiro.

5º Lugar:
Numa anciã sorridente
É verdade, pode crer,
Está uma moça valente
Que ilumina seu viver.
                Cristina Cacossi, Bragança Paulista, SP.

6º Lugar:
Onde nasceu a poesia?
Ora, num campo de flores;
Muito perfume e alegria,
fonte de rima e cores.
                José Carlos Baeta, Belo Horizonte, MG

7º Lugar:
A trova é uma centelha
Nascida de uma emoção
E seu lindo brilho espelha
O que sente o coração.
                Carlos Augusto Alencar, Campos dos Goytacazes, RJ.

8º Lugar:
A cidade de Castelo
Por ser “Cidade Sorriso”
Manifesta o que é belo
Num singular paraíso.
                Maria Lúcia de Godoy Pereira, Belo Horizonte, MG.

9º Lugar:
Louvo os ânimos seremos,
Quando a trégua enfim se faz!...
- Bendita pausa em que, ao menos,
Brilha um vislumbre de Paz!
                Cleber Roberto de Oliveira, Vilar dos Teles, São João de Meriti, RJ.

10º Lugar:
Relicário sempre em flor,
Embaixo de um céu de anil;
Vitória, terra do amor,
Tesouro do meu Brasil!
                Agostinho Rodrigues, Campos dos Goytacazes, RJ.