ANTONIO CABRAL FILHO, após lançar ECCE HOME em 1997, sentiu o gostinho e partiu para o segundo livro individual, com excelente sucesso de vendas e de crítica. Teve seu livro resenhado em vários jornais da impensa alternativa, e, inclusive grandes jornais, como o CORREIO SUL, de varginha - MG, na coluna DIVERSOS CAMINHOS , editada pelo saudoso cronista literário ZANOTO.
integra este número com o poema LIRA DOS QUINZE ANOS, onde o poeta debocha dos colegas de infância por seus caprichos burgueses no meio do combate à ditadura militar. Há críticas ao poema por apresentar um "suposto" falso infantilismo, coisa que não é verdade em função do poeta fazer disso um artifício para se opor à falsa auto-suficiência dos adolescentes.
integra esta que foi a sua primeira participação em certame literário por iniciativa de uma entidade associativa, a ANE - ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES - RJ.
integra esta ANTOLOGIA, que é sua primeira participação em corcurso literário, resultante do festival interno realizado anualmente pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.